Norma torna mais rígida venda de remédio para emagrecer

Comprar remédios para emagrecer ficou mais difícil no Brasil. Em vigor desde ontem, uma resolução (nº 58/2007) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) torna mais rígida e criteriosa a prescrição de anorexígenos. A iniciativa tem como objetivo diminuir os danos pelo uso abusivo dessas drogas. Caso haja infração, os responsáveis poderão ser multados em até R$ 1,5 milhão.

Uma das determinações é a mudança do tipo de receita. Até então, os anorexígenos eram prescritos com receitas tipo B, de cor azul. Com a nova regra, as prescrições deverão ser feitas com receita tipo B2, também azul, mas específica para esse novo modelo.

A resolução proíbe também a prescrição de medicamentos ou fórmulas manipuladas que associem anorexígenos a diuréticos, antidepressivos, hormônios ou outras substâncias com ação medicamentosa. O endocrinologista Paulo Augusto Carvalho Miranda, secretário da Sociedade Mineira de Endocrinologia, diz que “muitas pessoas usam esses remédios sem a real necessidade e alguns médicos os prescrevem de forma errada”.
OBID Fonte: O TEMPO-MG