Festival terá ações contra o uso abusivo de álcool e drogas

Fique legal no festival. Este é o slogan do trabalho de prevenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas e às doenças sexualmente transmissíveis/Aids que a Secretaria da Saúde do Estado, através do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CapsAD), realizará durante a 10ª edição do Festival de Verão, que acontece de 16 a 19 próximos, no Parque de Exposições. A intervenção, conforme explica Andréa Leite, coordenadora do Caps, utilizará a estratégia de redução de danos, que consiste em uma série de ações educativas e de saúde, que tem como objetivo diminuir os efeitos negativos decorrentes do uso de substâncias psicoativas.

A intervenção Fique legal no festival, que estará sendo realizada pela segunda vez durante o Festival de Verão, é uma iniciativa conjunta da Sesab e Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (Cetad/Ufba), com o apoio da Fundação Bahiana de Medicina e a parceria de profissionais do Coletivo Balance de Redução de Danos, formado por profissionais da área de saúde e ciências sociais, bem como integrantes da cena eletrônica nacional, que atuam durante festas de música eletrônica.

Durante o festival, técnicos da Sesab e do Balance estarão numa “tenda” instalada no local do evento, realizando oficinas de prevenção e atividades lúdicas e informativas. Haverá também distribuição de preservativos e de material informativo.

A coordenadora geral da ação, Patrícia Flach, revela que psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, uma educadora física e redutores de danos estarão alertando para a importância da prevenção ao uso abusivo de drogas e às DST/Aids, entendendo que no período de festas as pessoas estão mais expostas a riscos, abusando do uso de drogas e principalmente do álcool, fazendo inclusive a combinação com a direção de veículos.
OBID Fonte: Correio da Bahia – BA