Caravanas do Prointer atendem em municípios do Maranhão

Cantanhede. O município de Cantanhede está recebendo, desde o dia 1º, atendimento gratuito nas áreas de saúde e de direito. O atendimento à comunidade é uma ação do Programa de Interiorização das Políticas de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas (Prointer) e é desenvolvido por acadêmicos e professores da Faculdade Santa Terezinha (Cest), com o apoio de profissionais da área de saúde e futuros especialistas no Programa Saúde da Família (PSF).

Segundo a coordenadora do Prointer, Francineide Sousa Lima dos Santos, este ano, as atividades começaram por Cantanhede e, dia 29 deste mês, a caravana seguirá para Rosário. Logo depois, dia 26 de abril, será a vez de Urbano Santos receber a caravana. São Bernardo será o quarto município a contar com as atividades da caravana, nos dias 13 e 14 de junho. Também está previsto, no mês de junho, atendimentos em Pinheiro.

Este ano, o Prointer completará quatro anos. Segundo registros do programa, foram mais de 4 mil atendimentos gratuitos às comunidades carentes do Maranhão. Vargem Grande, Barreirinhas, São Bernardo, Brejo, Coroatá, São Benedito do Rio Preto, Mata Roma, Cururupu, Itapecuru-Mirim são alguns dos municípios atendidos pelo programa.

DESAFIO

Francineide dos Santos lembrou que nos primeiros anos de atividade, acadêmicos e professores de fisioterapia ingressaram no projeto com o desafio de atender a população e, em seguida, dois cursos do Cest foram integrados ao programa.

Por intermédio do Prointer, alunos dos cursos de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Direito atendem gratuitamente a população carente do município. O convite para a ação social parte de prefeituras municipais. “Temos visitado municípios do Maranhão, para onde levamos os acadêmicos. O objetivo principal do projeto é atender as comunidades carentes da zona rural”, enfatizou Francineide dos Santos.

Bruno Leonardo de Medeiros, do 9º período do curso de Direito, disse que o projeto é muito importante, pois, além de atender a comunidade carente, é a oportunidade que os acadêmicos têm de pôr em prática o que aprendeu em sala de aula.

Fique por dentro

Municípios que serão atendidos até junho de 2008

Cantanhede

Urbano Santos

Pinheiro

São Bernardo

Rosário

Municípios maranhenses já alcançados

Itapecuru-Mirim

Vargem Grande

Barreirinhas

Brejo

Coroatá

São Benedito do Rio Preto

Mata Roma

Cururupu

Autor: Editoria Estado
OBID Fonte: O Estado do Maranhão – MA