Uma ajuda para largar o cigarro

Servidores podem contar com o auxílio de médicos e psicólogosA Secretaria de Gestão de Pessoas de Joinville, no Norte do Estado, iniciou ontem uma ação inédita: um programa antitabagista, que oferece auxílio médico e psicológico para todo o servidor que quiser parar de fumar.

Para marcar oficialmente o início das atividades, a coordenadora do programa municipal de controle do tabagismo, a médica pneumologista Maria Julia Alves Coimbra Krein, ministrou uma palestra, no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Ipreville).

A especialista abordou assuntos relacionados aos males que o cigarro representa para a saúde. Amparada por dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria Julia revelou que há uma queda acentuada no número de fumantes.

– Há cinco anos, os fumantes eram 25% da população. Atualmente, este índice está abaixo dos 16% – disse.

O programa municipal de controle do tabagismo já funciona em Joinville há quatro anos. Trata-se de uma ação do governo federal, ligada ao Ministério da Saúde.

Qualquer pessoa pode solicitar ajuda

Cinco profissionais trabalham prevenindo e orientando as pessoas sobre os problemas causados pelo hábito de fumar. Qualquer pessoa pode solicitar ajuda dos profissionais do programa para parar de fumar.

Autor: Editoria Geral
OBID Fonte: Diário Catarinense – SC