Fórum debate política antidrogas

São José dos Campos recebeu ontem o terceiro dos seis fóruns regionais que irão fornecer informações para a construção de uma política estadual antidrogas em São Paulo.

O evento foi realizado na Câmara pela Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Conen (Conselho Estadual de Entorpecentes), com o apoio da Secretaria de Defesa do Cidadão de São José.

O fórum contou com a participação de conselheiros municipais de entorpecentes e representantes de secretarias municipais da cidade sede, Jacareí, Ubatuba, Cruzeiro, Altair, Altinópolis, Itatiba, Indaiatuba e Paraibuna.
No encontro foram apresentadas iniciativas aplicadas nos municípios com base na política nacional antidrogas,adaptadas as peculiaridades regionais.

As informações colhidas pela Secretaria Estadual serão utilizadas na formulação de diretrizes estaduais em cinco temas de combate às drogas: prevenção; tratamento e recuperação; redução de danos; redução da oferta; e pesquisa.

Para o presidente do Conen, Luizemir Lago, a realização dos fóruns é o primeiro passo para se efetivar um trabalho coordenado entre Estado e municípios. “A idéia é que, a partir da construção da política pública, seja destinada dotação orçamentária para a implementação das ações propostas, bem como a gestão e fiscalização do cumprimento das diretrizes”, afirmou.

Os fóruns regionais foram iniciados em fevereiro, nas regiões de Araras e Presidente Prudente. Os próximos eeventos estão programados para as regiões de São José do Rio Preto, Grande São Paulo e Capital, ainda no primeiro semestre.

Autor: Seção São José
OBID Fonte: Jornal Vale Paraibano