Rede Viva do Cefet-PB realiza 3ª edição do Seminário Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas

Estarão abertas, a partir do próximo dia 15 (terça-feira), as inscrições para o Seminário Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas nas Escolas, que este traz o tema: Construindo redes de proteção para os jovens. O evento, que contará com grandes nomes da prevenção e da pesquisa na área do uso de substâncias psicotrópicas, acontecerá no período de cinco a sete de junho deste ano, no centro de convenções do hotel Caiçara, na praia de Tambaú, em João Pessoa.

O evento, que já está na sua terceira edição, tem o objetivo de promover o debate democrático sobre a prevenção em rede para o uso de drogas, com o foco direcionado às escolas. Também é de interesse dos organizadores promoverem a interação entre educadores, profissionais da áreas afins, e pesquisadores da dependência química, visando a construção de metodologias preventivas com a inclusão de todos os conhecimentos produzidos nesse âmbito.

Este ano, a palestra de abertura do seminário nacional de prevenção ao uso de drogas nas escolas “O desafio da construção das redes de proteção para os jovens” será proferida pela professora doutora Sandra Eni Nunes Pereira. Ela é integrante do Programa de Estudos e Atenção à Dependência Química – Prodequi, da Universidade de Brasília. Também participará do evento, a doutora Camila Magalhães Silveira, pesquisadora da Universidade de São Paulo e médica psiquiatra do Hospital Alberto Einstein.

O seminário deste ano terá a oportunidade de apresentar aos educadores paraibanos, o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química, da Cidade do Rio de Janeiro; a primeira nessa área a ser implantada no País. Um momento especial do evento será a apresentação do trabalho de prevenção em rede, que vem sendo desenvolvido no município de Veranópolis, no Rio Grande do Sul.

O evento será encerrado com a palestra de um representante da Secretaria Nacional Antidrogas, enfocando o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas; antes, porém, haverá uma mesa redonda com a participação da promotora pública da Infância e Juventude de João Pessoa, Drª. Soraia Escorel; da Juíza de Direito da Comarca de Santa Rita, Drª Antonieta Maroja Arco-verde Nóbrega dos Santos; de Risonete Gomes, do Conselho Municipal Antidrogas, e do coordenador do Proerd-Programa de Erradicação das Drogas, Cel. Washinton França da Silva.

O seminário está oferecendo 400 vagas para educadores, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e demais interessados no tema. As inscrições são gratuitas e haverá apresentação de trabalhos científicos, além de experiências empíricas vivenciadas nas escolas. O evento, realizado pela Rede Viva do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB), conta com o apoio do Ministério da Educação, através do Proext e da Secretaria Nacional Antidrogas-Senad, além da Funetec – Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba e do Paiad da Universidade Federal da Paraíba.

Autor: Obid
Fonte: Senad