Senad participa da 11ª. Marcha dos Prefeitos, em Brasília

A Secretaria Nacional Antidrogas – Senad participa, nos dias 15, 16 e 17 de abril, da 11ª. Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Prefeitos de todo o País estão na capital federal com o objetivo de promover demandas de interesse dos municípios junto ao governo federal. A abertura da marcha, nesta terça-feira (15/04), contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros.

Atenta aos interesses das prefeituras, a Senad disponibilizou materiais de orientação como as cartilhas da série “Por Dentro do Assunto”. Elaboradas com base nas necessidades expressas por múltiplos setores da população, e em conhecimentos científicos atualizados, as cartilhas apresentam as questões relacionadas ao uso de drogas de forma leve e interativa com os leitores.

Multiplicador
O município de Rio dos Cedros (SC) tem uma população de aproximadamente 10 mil habitantes. Segundo o prefeito, Hidelrado do Giampiccolo, a migração levou algumas dificuldades ao município, como o elevado consumo de álcool e outras drogas. Giampiccolo informa que a prefeitura tem trabalhado a prevenção com crianças da 4ª. série do ensino fundamental durante seis meses, com acesso a informação e orientações sobre drogas. “Agora nós podemos inserir as cartilhas e outros materiais da Senad nos nossos programas”.

De acordo com o prefeito, outras iniciativas vêm sendo desenvolvidas no município, como programas de esporte e cultura buscando integrar pais e filhos. “Já notamos diferença com relação à responsabilidade da família em reconhecer o problema”. Hidelrado do Giampiccolo afirma que a intenção é ampliar ainda mais a discussão na sala de aula com o material da Senad. “Vamos criar um Grupo de Trabalho para orientar como tratar o tema nas escolas”, detalha.

O vereador e professor de história dos ensinos fundamental e médio, do município de Capão da Canoa (RS), Flávio Alberto de Lara, buscou a Senad para obter informações e materiais sobre como prevenir o uso de drogas na adolescência. Segundo ele, as escolas do seu município organizaram um núcleo de apoio chamado “Amor Exigente”, onde são realizadas palestras voltadas para a prevenção de jovens e adultos.

Flávio Lara explica que a maior preocupação do grupo de apoio e dos professores é com o consumo de álcool. “O material é essencial para inibir, principalmente, o consumo de álcool entre os jovens que tem aumentado no nosso município. O álcool é a droga mais crítica, pois pode ser vendida em qualquer lugar”.

A prefeita de Itapevi (SP), Maria Ruth Banholzer, conta que promove no município vários projetos de reinserção do jovem na família, na escola e no mercado de trabalho. Além de atividades culturais como teatro e dança. “Desenvolvemos as ações com objetivo de constante prevenção, por isso o material da Senad é essencial nos nossos projetos”.

Todas as cartilhas e materiais editados pela Senad estão disponíveis para download e podem ser utilizados em parte ou integralmente, desde que seja citada a fonte. Secretaria Nacional Antidrogas (Senad):
Palácio do Planalto Anexo II-B
Esplanada dos Ministérios
CEP: 70.150-901
Brasília – DF
www.senad.gov.br

Coordenação Geral de Prevenção (Senad):
prevenção@planalto.gov.br

Coordenação Geral de Tratamento (Senad):
tratamento@planalto.gov.br

Fundo Nacional Antidrogas (Senad)
dcg@planalto.gov.br

Informações sobre o Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID):
www.obid.senad.gov.br
obid@planalto.gov.br

Autor: Senad
Fonte: OBID