CENPRE/FURG lançam projeto de pronto atendimento ao usuário de crack e seus familiares

O Centro Regional de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes químicos – CENPRE, Programa de extensão do Departamento de Ciências Fisiológicas e do Hospital Universitário “Dr Miguel Riet Corrêa Jr” da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, lança projeto de atendimento ao usuário de crack.

Atendendo uma necessidade da Região, como fica constatado pelo crescente consumo dessa droga no Estado do Rio grande do Sul desde a metade do ano de 2007, o CENPRE, mesmo com dificuldades de pessoal e recursos financeiros, mais uma vez responde a um desafio.

A preocupação com o tema começou no final do ano passado quando da avaliação do perfil dos pacientes que procuravam atendimento nesse programa. Se, até aquela data, 90% do pacientes e familiares que eram atendidos estavam comprometidos com álcool, tabaco maconha e cocaína, atualmente 98% dos atendimentos estão relacionados com o consumo de crack.

Com essa informação surgiu um grupo interinstitucional no Município que começou a discutir o tema em busca de soluções. O CENPRE, juntamente, como outras instituições e o próprio poder público, deram sua resposta, reorganizando a rede de saúde, no sentido de melhor atender a população necessitada.

A resposta do CENPRE foi com uma imediata readaptação da sua forma de atendimento ao usuário do crack. Logo, todo o usuário ou familiar que necessitar de ajuda ou esclarecimento sobre o tema poderá procurar esse auxílio. Foi criado um plantão de pronto atendimento ambulatorial com a seguinte rotina.

Local: Ala Azul do Hospital Universitário “Dr Miguel Riet Corrêa Jr”.

Horário: das 08 às 11 horas e 30 minutos e das 13 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos de segunda a sexta feira.

Forma de Tratamento: ambulatorial intensivo ao usuário e familiar

Modalidades:
acolhimento, atendimento individual, grupoterapia, psicoeducacional, terapia ocupacional e outras modalidades.

Telefone: (53) 32330202

A intervenção do CENPRE está baseada em “Boas Práticas no Tratamento do Uso e Dependência de Substâncias” organizada por Cordeiro; Figlie e Laranjeira, sendo o primeiro Psiquiatra do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (CAISM) e os últimos, respectivamente, Psicólogo e Psiquiatra da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo.

Como o CENPRE é um local onde se pratica de ensino, pesquisa, extensão e capacitação de recursos humanos, conta hoje com voluntários e estudantes que o auxiliam nessa tarefa que sem os quais não poderia atender essa demanda. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (53) 32330202 ou pelo site www.cenpre.furg.br

Autor: CENPRE
OBID Fonte: CENPRE