Senad participa da 1ª. Conferência Nacional de Juventude, em Brasília

O governo federal, em parceria com os governos estaduais e municipais realiza entre os dias 27 e 30 de abril, a 1ª. Conferência Nacional de Juventude, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. A Secretaria Nacional Antidrogas – Senad, que faz parte do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), participa na terça-feira (28), do grupo de trabalho que debate sobre drogas. O tema abrange questões relativas à prevenção, estruturas e equipamentos para recuperação de dependentes, fiscalização, legislação e inserção curricular, e tráfico de drogas.

O objetivo da Conferência é criar um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los.

Em documento base, preparado pelos jovens durante as etapas preparatórias, o debate sobre saúde envolveu a prevenção às drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e a AIDS, a gravidez indesejada, os acidentes de trânsito e a violência. Para eles, grande parte desses problemas, e das eventuais mortes deles decorrentes, pode ser evitada. A solução, segundo eles, geralmente está ligada a mudanças de hábitos e comportamentos entre os jovens.

Mobilização nos Estados
Segundo a Secretaria-Geral da Presidência da República, as etapas preparatórias da Conferência mobilizaram mais de 300 mil pessoas, estimulando o debate e a participação da sociedade civil na consolidação de uma política que atenda os jovens.

Conjuve
O Conjuve é formado por representantes do poder público e da sociedade civil. Foi criado em agosto de 2005 para realizar estudos e propor diretrizes sobre as questões juvenis. (Lei n° 11.129 de 30 de junho de 2005. Decreto n° 5.490 de 14 de julho de 2005).

Autor: Senad
Fonte: OBID