Prevenção contra câncer bucal

Dentistas fizeram prevenção contra câncer bucal em idosos, em Sobral. O evento aconteceu, simultaneamente, à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.O evento alertou sobre o câncer de boca e teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção

Sobral. “O câncer bucal está crescente. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que, em 2008, haja o aparecimento de 14 mil novos casos. No Ceará serão, pelo menos, 500 casos. A incidência dessa doença já é a quinta entre os homens”. O alerta foi dado pelo coordenador de Saúde Bucal do município de Sobral, Edson Holanda Teixeira, durante a 3ª Semana Sobralense de Prevenção de Câncer de Boca, que acontece, simultaneamente, à Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.

“Há três anos levantamos a possibilidade de unir as duas campanhas. Essa é uma ótima oportunidade para realizarmos o trabalho de prevenção e identificarmos casos precocemente e tem dado muito certo. Nos anos anteriores conseguimos identificar algumas lesões. O que acontecia antes era o diagnóstico tardio no qual, muitas vezes, nenhum tratamento era possível. Com o treinamento dos cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde da Família de Sobral, essa realidade vem mudando”, disse Edson Holanda.

Os pacientes que participam da campanha, recebem instruções para detectarem possíveis sintomas na boca, como feridas, alteração de cor, mudança de consistência e outros. Os dentistas também alertam aos pacientes acima de 60 anos que, tabagismo, ingestão de álcool e sol intenso aumentam fatores de risco que podem desencadear a doença. Quem participa da campanha recebe chapéu de palha como incentivo para proteger pele e lábios dos raios solares. “Muitos pacientes ainda não têm hábito de fazer auto-exame da boca, que é tão necessário quanto o auto-exame da mama, por exemplo. Quando for escovar os dentes, é preciso que, diante do espelho, o idoso verifique a mucosa das bochechas, gengivas, parte superior e inferior da língua, bordas e lábios. O uso de próteses mal-adaptadas também é fator irritante que, juntamente com cigarro e álcool, aumenta o risco de desenvolver câncer”, disse Holanda.

Caso os profissionais detectem lesões, o paciente é encaminhado ao Centro de Especialidades Odontológicas de Sobral (CEO), onde é examinado e o especialista verifica a necessidade, ou não, de biópsia. Se for detectado câncer, o idoso é direcionado ao setor terciário para fazer os tratamentos, como cirurgia e quimioterapia.

“Em Sobral, criamos um indicador, que é o número de exames de prevenção, calculado por meio do número de exames da população acima de 60 anos. A idéia é que, ano-a-ano, cada um desses idosos seja examinado, pelo menos uma vez, pelo cirurgião dentista, em busca de lesões pré-cancerizáveis”, destacou Edson Holanda.

A meta para vacinação em Sobral e, conseqüentemente, para exames de prevenção de câncer bucal é de 80% dos 13.944 idosos, acima de 60 anos, cadastrados na cidade.

Hoje, acontece, durante toda manhã, no Becco do Cotovelo, o dia D de Combate ao Câncer Bucal e da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Na ocasião, uma Unidade Móvel contará com a colaboração dos estudantes do Curso de Odontologia, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

SAIBA MAIS

Sintomas

O principal sintoma do câncer de boca são feridas que não cicatrizam em uma semana; manchas brancas ou vermelhas nos lábios ou na mucosa bucal, dificuldade na fala, mastigação e deglutição, emagrecimento acentuado, dor e presença de íngua no pescoço.

Risco

Os fatores de risco são tabagismo e bebidas alcoólicas, associados ou não ao uso de próteses dentárias mal-ajustadas. Ainda má higiene oral, baixo consumo de caroteno e história familiar de câncer. O auto-exame deve ser feito em local iluminado e diante do espelho; observar mudança na cor da pele e mucosas, endurecimentos, caroços, feridas, inchações, áreas dormentes, dentes quebrados ou amolecidos e úlcera rasa, indolor.

Mais informações:
Centro de Especialidades Odontológicas de Sobral (CEO)
(88) 3611.2956

Autor: Natércia Rocha
OBID Fonte: Diário do Nordeste – CE