Encontro regional irá discutir elaboração da Política Estadual Antidrogas

O Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), em parceria com o Conselho Municipal Antidrogas de Santos (Comad), promove no próximo dia 5 de maio o I Encontro Regional de Políticas Públicas sobre Drogas. O evento será realizado das 9 às 17 horas, no Senac Santos. O encontro tem como objetivo discutir os eixos que compõem a Política Nacional Antidrogas, aprovada pelo Conselho Nacional Antidrogas. Entre os temas a serem desenvolvidos estão prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos, redução da oferta/legislação pertinente e pesquisa.

Segundo a presidente do Conen, a psiquiatra Luizemir Wolney Carvalho Lago, várias encontros do gênero vêm sendo realizados em diferentes regiões do Estado desde o início deste ano. O último deles deverá ocorrer no próximo dia 9, na Capital. “Nosso objetivo é que o resultado destes encontros possam embasar a elaboração da Política Estadual Antidrogas, a ser encaminhada para a Assembléia Legislativa”, explica Luizemir.

Para o presidente do Conselho Municipal Antidrogas (Comad), Eustázio Alves Pereira Filho, a expectativa dos organizadores é que os demais municípios da Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira possam se envolver na discussão, com vistas à criação de conselhos municipais antidrogas em cada uma das cidades. “Infelizmente, até onde temos informação, apenas Santos possui hoje um conselho municipal antidrogas em funcionamento, o que prejudica a elaboração de políticas públicas regionais de prevenção, combate e tratamento”.

Durante o encontro, o Comad/Santos apresentará os resultados da “Ação Permanente Todos por Santos”, responsável pela organização do XVII Congresso Brasileiro de Estudos do Álcool e outras Drogas, que ocorreu em 2006, em Santos. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, o congresso foi o maior evento sobre o tema já realizado na América Latina”, afirma o presidente do Comad.

O evento conta com o apoio institucional da Prefeitura de Santos, Senac Santos, Santos e Região Convention & Visitors Bureau (SRC&VB), Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e do Instituto Metropolitano de Pesquisas Acadêmicas e Consultoria Técnico Operacional (Impacto).

Para participar do encontro, os interessados devem se inscrever até o próximo dia 30, pelo telefone 3201-5758 ou pelo e-mail comad@santos.sp.gov.br. A participação no evento dá direito a certificado. O Senac Santos fica na Avenida Conselheiro Nébias, nº 309/313.

Autor: Metrópole Online
OBID Fonte: Metrópole Online