Senad compõe delegação brasileira à 43ª sessão do CICAD, em Washington

Começa no dia 30 de abril, o 43° período ordinário de sessões da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas da Organização dos Estados Americanos (CICAD), em Washington, D.C. A Secretaria Nacional Antidrogas – Senad compõe a delegação brasileira, representando a área de redução e demanda de drogas do País. Participam o secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Yog de Miranda Uchoa e a secretária adjunta, Paulina Duarte. As sessões seguem até 02 de maio.

Durante o debate temático “Tendências Atuais e Perspectivas Futuras do uso de Drogas no Hemisfério”, os representantes da Senad apresentam experiências brasileiras como de um curso de capacitação para profissionais da área da saúde que tem apresentado resultados práticos no Brasil, conhecido como SUPERA (Sistema para Detecção do Uso Abusivo e Dependência de Substâncias Psicoativas: Encaminhamento, Intervenção Breve, Reinserção Social e Acompanhamento).

Além das plenárias, serão realizadas as eleições dos países que assumirão as presidências dos Grupos de Peritos em Desenvolvimento Alternativo e em Redução de Demanda da CICAD. Durante a sessão, a Comissão determinará o tempo de permanência do Grupo de Peritos em Desenvolvimento Alternativo na presidência. Já a presidência do Grupo de Peritos em Redução de Demanda, ocupada atualmente pelo Chile, será eleita pelo período ordinário de 2009-2010.

SUPERA
O curso já capacitou de cinco mil profissionais de saúde da rede básica do Sistema Único de Saúde (SUS), qualificando estes profissionais para lidar com a questão do uso indevido de álcool e outras drogas e realizar procedimentos no caso da necessidade de intervenção breve.

Autor: Senad
Fonte: OBID