Senad e Sesi oferecem curso de Prevenção ao Uso de Drogas no Ambiente de Trabalho

Estão abertas as inscrições para o curso “Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas no Ambiente de Trabalho: Conhecer para Ajudar”. O curso é promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas – Senad e pelo Serviço Social da Indústria – SESI. O curso é gratuito, desenvolvido à distância, com carga horária de 120 horas-aula e certificado de extensão universitária, emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

São oferecidas 3.000 vagas em todo o Brasil dirigidas aos profissionais de saúde, segurança do trabalho, recursos humanos e membros de Comissões Internas de Prevenção a Acidentes, as CIPAS. O curso será realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina. O objetivo é instrumentalizar esses profissionais para abordarem de forma adequada questões relacionadas à prevenção, identificação e encaminhamento de usuários e/ou dependentes de drogas para programas e serviços de atenção existentes na comunidade.

Material

Além de capítulos dedicados ao conceito e à classificação de drogas, uso e dependência, complicações clínicas e psiquiátricas do uso do álcool, análises toxicológicas, prevenção e reinserção social, serão abordadas também a política pública sobre drogas e questões legais relacionadas aos programas de prevenção. Esses temas compõem um livro e uma videoaula que serão distribuídos gratuitamente a todos os alunos matriculados no curso.

O material didático-pedagógico será complementado por três teleconferências, realizadas ao longo do curso, um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e um sistema contínuo de apoio ao estudante à distância (tutoria e monitoria), com atendimento por telefone (0800), fax e internet.

Os candidatos interessados no curso podem realizar seu cadastramento (inscrições on-line) pelo site: www.trabalho.senad.gov.br no período de 09 a 25 de maio de 2008.

Dúvidas pelo e-mail: sead@sead.ufsc.br

Autor: OBID
Fonte: Senad