Universitários são alvo de campanha de trânsito

Os universitários serão alvo de uma campanha de conscientização no trânsito que deverá ser lançada no próximo mês em Bauru.

A proposta é utilizar veículo sinistrado e fotografias chocantes de vítimas de acidentes para tentar sensibilizar jovens motoristas para o risco da imprudência no trânsito e, principalmente, do uso do álcool antes de dirigir. Neste ano, Bauru já contabiliza oito vítimas fatais no trânsito, sendo seis motociclistas.

Para viabilizar a campanha, representantes da Polícia Militar (PM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sest/Senat, Sindicato das Corretoras de Seguros (Sincor) e Universidade do Sagrado Coração têm se reunido periodicamente.

Além de bâneres, out-doors e folhetos, a proposta é criar um blog, com jogos interativos, que aborde o assunto. “O alvo serão os universitários, que por causa da idade, ainda não têm muita experiência ao volante e são pessoas que costumam ingerir bebida alcoólica e dirigir”, explica o capitão João da Costa Duarte, comandante da 1. ª Companhia da PM de Bauru.

Por isso, frisa, os organizadores da campanha estão buscando envolver as instituições que oferecem curso superior. “Estamos, inclusive, buscando apoio de alunos da USC, de publicidade, para criar a campanha publicitária”, completa, ressaltando que a proposta é tentar sensibilizar as pessoas através de fotos chocantes de vítimas de acidentes, assim como de veículos que ficaram destruídos. “Temos fotos de corpos cortados ao meio em acidentes”, relata.

No ano passado, a PM, juntamente com parceiros da comunidade, já desenvolveu uma campanha sobre trânsito semelhante. Neste ano, os integrantes do Grupo de Trânsito, como é denominado o movimento, querem que a campanha se prolongue pelo menos até novembro. Também estão convidados para integrar o grupo representantes da imprensa.

Autor: Ieda Rodrigues
OBID Fonte: Jornal da Cidade – Bauru – SP