Novo serviço vai assistir adolescentes

Pelo menos 120 adolescentes receberão atendimento psicológico e social no novo Serviço de Referência para Adolescentes do Instituto Veredas.

A sede do projeto, localizada no Bairro Santa Helena, na região Central, foi inaugurada na manhã de ontem, com a presença de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora (CMDCA-JF), da Vara da Infância e Juventude e do Departamento de Infância e Adolescência da Amac.

O serviço tem por objetivo acolher adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, que estejam vivendo situação de risco social, o que pode prejudicar seu desenvolvimento psíquico, o equilíbrio emocional, a integridade física, além de suas relações sociais e familiares.

A idéia de criar a entidade surgiu em 2001, com a divulgação do diagnóstico “Formando Raízes”, realizado pela UFJF e o CMDCA. A pesquisa constatou que o município possui uma rede assistencial estruturada, porém, sem a oferta de um serviço de tratamento psicológico. De acordo com o presidente do conselho, Lindomar José da Silva, a entidade foi constituída através de uma parceria entre o Instituto Veredas, o CMDCA e outras organizações preocupadas em oferecer qualidade de vida aos adolescentes.

“Não temos apenas mais um serviço, mas sim a consolidação da política municipal para a juventude. Na entidade, adolescentes e seus familiares, encaminhados pelos Centros de Apoio Psicossocial (Caps), abrigos e outras instituições, recebem atendimento psicológico, acompanhamento e orientação sócio familiar e atividades arte-educativas.”

A coordenadora geral do projeto, Maria Elvira Navarro, destaca este último atendimento como sendo uma oportunidade para resgatar o interesse dos adolescentes para outras áreas que não sejam as drogas e a violência. “As atividades permitem que o atendido crie um vínculo com a casa, de maneira que ele saiba onde pode encontrar auxílio em seus momentos de angústia e dificuldades.”

O Serviço de Referência para Adolescentes funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Tiradentes 643, Santa Helena. O telefone de contato é o (32) 3212-5713.
Autor: Editoria Geral
OBID Fonte: Tribuna de Minas – MG