Proerd forma 1.560 estudantes em Palmas

Alunos fazem juramento durante solenidade.

Cerca de 60 mil crianças no Tocantins já foram beneficiadas com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ontem, 1.560 alunos receberam a certificação. O evento aconteceu no Ginásio Ayrton Senna, em Palmas, e contou com a presença de autoridades, pais e professores.

Para o coordenador estadual do Proerd, coronel Clovis Alves de Souza, essa ação é uma grande vitória. “São 60 mil crianças diplomadas contra as drogas. Essa ação é importante para a sociedade e para a segurança pública.”

Esta é a maior turma formada pelo programa. Foram contemplados com a ação 17 escolas, entre públicas e particulares da região Sul de Palmas. A escola Dom Bosco não participou da formatura e realizará a cerimônia na próxima segunda-feira, no Quartel do Comando Geral, às 19 horas. Para a aluna da Escola Estadual Santa Fé beneficiada com o projeto Ana Saiure Oliveira, 11 anos, o projeto trouxe bons frutos. Após participar do programa, Ana conseguiu com que sua mãe deixasse de fumar.

O Proerd é realizado pela Polícia Militar (PM) e visa a prevenção dos uso das drogas e às ações de vandalismo. O Tocantins recebeu esse projeto que é direcionado a crianças de 9 a 14 anos em 2002. Atualmente, a PM possui 20 instrutores, todos voluntários. As atividades envolvem os pais, professores e sociedade em geral. Para a técnica de enfermagem e mãe de um dos alunos contemplados, Darcileide Saraiva, 35 anos, o comportamento do seu filho melhorou muito depois da participação no programa.

Na cerimônia foi divulgado e premiados os vencedores do concurso de redação promovido durante o curso que tinha como tema O que eu aprendi no Proerd. Os vencedores ganharam bicicletas.

Autor: Maria Letícia Ferreira
OBID Fonte: Jornal do Tocantins – TO