Grupo abre caminho para a abstinência

Se você pretende parar de fumar e não sabe como, a melhor opção é pedir ajuda. No Recife, há sete centros da prefeitura, integrantes do SUS, que oferecem orientação e tratamento contra o tabagismo.

“A pessoa tem atendimento individual e em grupo”, explica Lizabeth Guimarães, coordenadora do grupo de tabagismo do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas Vicente Araújo (Caps), no Torreão, Zona Norte da cidade.

Lá e nos demais Caps com esse tipo de atendimento, o candidato que deseja parar de fumar tem um primeiro contato com um profissional do serviço e depois é encaminhado para encontros semanais com um grupo de pessoas como ele. Por vez são acompanhados 15 fumantes.

No trabalho em grupo, explica Lizabeth, que é fisioterapeuta respiratória e atuante do programa de tabagismo desde o fim da década de 90, discute-se o bom de parar de fumar e como alcançar o objetivo. Há opção de parar de vez ou gradativamente. Além do apoio psicossocial, o Caps oferece também medicação, que é indicada se o médico do serviço achar necessário.

“Os grupos são formados por homens e mulheres de diferentes idades”, conta Lizabeth. Nos encontros, além de partilhar preocupações com as crises de abstinência, o público recebe dicas para diminuir a dependência química e emocional. Mudança de hábitos são sugeridas, para facilitar o distanciamento do cigarro. Exercícios respiratórios, ioga e outros trabalhos corporais também fazem parte da terapia. “Nos vinte minutos finais, colocamos música para relaxar. Tudo é importante para desviar o pensamento da nicotina”, afirma.

Lizabeth nunca fumou, mas conhece de perto os efeitos nocivos do cigarro. Fisioterapeuta do Centro de Alergologia, que funciona no bairro de Santo Amaro, entre 1998 e 2001, atendia portadores de enfisema pulmonar e crianças com asma filhas de fumantes. “O enfisema é uma doença grave. A estrutura do pulmão se modifica, perde a elastecidade e o paciente aprisiona o ar”, diz.
Autor: Editoria Cidades
OBID Fonte: Jornal do Commercio – PE