Bafômetro na saída da balada

A Guarda de Trânsito intensifica na próxima semana a campanha que tenta combater a mistura de álcool e direção. A Escola Pública de Trânsito em parceria com a Guarda abordará motoristas em frente aos postos de gasolina, bares e boates nas noites de 9 e 10 de julho – quarta e quinta-feira da próxima semana.

Os condutores abordados pela blitz educativa que estiverem alcoolizados serão submetidos ao teste de bafômetro e estarão sujeitos às penalidades da nova Lei Seca, como multa de R$ 955, apreensão da carteira de motorista e prisão em flagrante.

“Mesmo sendo uma blitz educativa, os procedimentos de abordagem serão os de fiscalização de rotina. Se pegarmos alguém alcoolizado, ele será autuado”, afirma o gerente da Guarda de Trânsito, Ivonei Leite.

Durante a blitz educativa serão entregues cartões espelhados com a frase “Com que cara você quer voltar para casa hoje?”. Cerca de 1 mil cartões estão sendo confeccionados e serão entregues aos motoristas pelos agentes de trânsito, bombeiros e representantes das revendedoras de motos da cidade.

“Queremos que os motoristas reflitam sobre o comportamento deles no trânsito. E que com o coquetel velocidade, álcool, drogas e cansaço, eles não são os mesmos ao dirigir”, ressalta a gerente da Escola Pública de Trânsito, Rosana May.

Também ocorrerão blitz educativas no período matutino com abordagem somente dos motociclistas. Eles receberão um convite com a programação da 1ª Semana Blumenauense de Educação para o Trânsito que ocorrerá de 22 a 26 de julho.
Autor: Júlia Borba
OBID Fonte: Jornal de Santa Catarina – SC