Curso para parar de fumar incluirá consulta médica e apoio psicológico

Todos os anos, a Igreja Adventista do Sétimo Dia realiza em Bauru, normalmente em maio, curso de cinco dias para quem deseja parar de fumar. Mas neste ano, com o aumento no número de interessados, haverá uma segunda turma e com uma novidade. Antes do curso, um médico atenderá os fumantes que quiserem consultar-se para esclarecer dúvidas e pedir acompanhamento psicológico.

Como o curso, o atendimento na área de saúde é gratuito, realizado por voluntários que querem ajudar outras pessoas a deixar o vício do tabaco. Tradicionalmente oferecido pela igreja, o curso é uma espécie de terapia em grupo com motivação e participação de profissionais que abordam temas distintos e importantes para quem está decidido a abandonar o cigarro.

A cada dia será realizada uma palestra. Um estudioso do tabagismo falará sobre a problemática do vício; um médico abordará as conseqüências do cigarro para a saúde; um psicólogo discorrerá sobre a dependência e um personal trainer explicará a importância da atividade física na empreitada que é abandonar o cigarro.

De acordo com Cilma Herrera, uma das voluntárias, na consulta o fumante já vai se familiarizando-se com a linha do curso.”Nesta consulta, o fumante vai saber desde suas condições de saúde, como pressão, até pedir suporte psicológico”, explica. Além do acompanhamento profissional, quem fizer o curso terá apoio de voluntários que, por e-mail, vão enviar mensagens de incentivo a parar de fumar.

Após o encerramento do curso, que será realizado de 5 a 9 de agosto, ainda estão programadas quatro palestras – uma por mês – com profissionais que atuaram durante o curso e voluntários que integram o grupo de apoio. A iniciativa visa evitar que os participantes voltem a fumar com o passar do tempo.

A estimativa é que 80% das pessoas que fazem o curso da Igreja Adventista do Sétimo Dia deixam de fumar. Segundo Cilma, cerca de 3.500 pessoas participaram do curso nos 16 anos que ele é realizado em Bauru. Desta vez, o curso será na avenida José Henrique Ferraz, 3-15, no Jardim Terra Branca (e não na sede da igreja).

As inscrições para o curso para parar de fumar podem ser feitas pelo telefone 3021-0034. O curso será realizado de 5 a 9 de agosto, sempre a partir das 19h30.
Autor: Ieda Rodrigues
OBID Fonte: Jornal da Cidade – Bauru – SP