Curso de Psicologia da UNICAP vai realizar jornada sobre dependência química

O curso de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco irá realizar no dia 27 de agosto, juntamente com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e com a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), a VIII Jornada em Dependência Química, com o tema “Práticas Efetivas na Prevenção e no Tratamento das Dependências Químicas”.

O evento acontecerá no auditório G1, no bloco G, das 8h às 17h, e faz parte da programação da VI Semana de Integração Universidade Católica & Sociedade.

Serão discutidas as diversas teorias e práticas utilizadas no Brasil e no mundo para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e de tratamento do uso prejudicial das drogas. Além disso, a jornada pretende facilitar o acesso a informações científicas atualizadas para os profissionais que lidam com a realidade da dependência química e incentivar e promover o intercâmbio de experiências entre os participantes, permitindo a ampliação e o fortalecimento de uma rede de suporte sobre esta temática.

O programa inclui as palestras “Ações de Prevenção da Secretaria Nacional Antidrogas”; “O desafio da construção das redes de proteção ao uso de drogas para crianças e adolescentes”; “Tratamento do uso nocivo e da dependência de drogas em crianças e adolescentes”; e “Tratamento do uso nocivo e da dependência de drogas: o que funciona?”. Ainda será realizado o painel “Estudos de caso – Intervenções em rede”.

Participarão do evento Carla Dalbosco, da SENAD/ Brasília; Maria Aparecida Penso, da Universidade Católica de Brasília; Ana Cecília Marques, da ABEAD/SP; e João Carlos Dias, da Associação Brasileira de Psiquiatria/ RJ.

A jornada é coordenada pelos psicólogos Irinéa Catarino, professora do curso de Psicologia da Unicap, e Gilberto Lúcio, da ABEAD/MPPE.

O evento é destinado a estudantes universitários e a profissionais de saúde, educação, assistência social e justiça e conta com a parceria do Centro de Assessoria e Assistência Terapêutica em Dependência Química (ASSISTA-PE), da Escola Superior do Ministério Público (ESPM) e da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco, além do apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), do Grupo Queiroz Galvão e da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD/ Brasília).

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 1º de agosto, através do site “http://www.mp.pe.gov.br”
Informações pelo telefone 81-2119-4115.
Autor: Universia Brasil
OBID Fonte: Universia Brasil