Dia Nacional de Combate ao Fumo será comemorado por todo o Brasil

No dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, serão realizadas ações por todo o país para alertar à população sobre os males do tabagismo. Este ano, o tema escolhido para a data foi “Ambientes 100% Livres de Fumo: um direito de todos”.

No Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Secretaria Municipal de Saúde e a Aliança de Controle do Tabagismo (ACT) estarão na Cinelândia, no Centro, para recolher assinaturas em apoio ao decreto da Prefeitura, que proíbe o fumo em ambientes fechados. Além disso, ao longo da semana, em toda a cidade, serão realizadas ações educativas com distribuição de material informativo sobre o tema.

Já no Espírito Santo, as ações acontecem em diversos municípios. Palestras educativas em Unidades de Saúde e uma caminhada estão entre as mobilizações promovidas pela Secretaria Estadual de Saúde. Nas escolas do município de Vila Velha os alunos serão estimulados a produzir cartazes e peças de teatro sobre tabagismo.

Em Belém, no Pará, a Câmara Municipal promoverá uma sessão especial sobre a importância dos ambientes livres de fumo. O objetivo é conseguir apoio para o Projeto de Lei para ambientes 100% livres de fumo. Ainda na região Norte, no Amazonas, será distribuído material educativo em escolas, universidades e empresas dos municípios do interior e capital do estado. Os universitários também são alvo da mobilização da Secretaria municipal de Palmas, Tocantins.

Além das universidades, haverá conscientização a respeito do tabagismo passivo em outros locais frequentados por jovens como boates, academias e bares.
O “2º Fórum Multiprofissional para a Promoção de Ambientes Livres da Fumaça do Cigarro” acontecerá em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O evento vai reunir profissionais para discutir a promoção de ambientes livres do tabaco. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, em parceria com a Comissão de Controle do Tabagismo, Alcoolismo e Uso de Outras Drogas da Associação Médica de Minas Gerais, fará panfletagem na rodoviária da cidade.

O evento “100% das creches e centros municipais de educação infantil livres de fumo” será o principal ponto da programação do dia 29/08 em Recife, Pernambuco. No encontro, serão entregues títulos de ambiente livre de fumo a 62 creches e centros municipais de educação infantil. Em Alagoas, o enfoque será a promoção da campanha em instituições publicas de saúde, tendo como temática os “Ambientes de Saúde Livres do Fumo: Direito de Todos”.
Autor: INCA
OBID Fonte: INCA