Estado capacita 70 profissionais para atuar no combate ao fumo

O Governo do Estado, por meio da sua Secretaria da Saúde, está expandindo as suas ações de combate e prevenção ao fumo. Para tanto, nesta quinta-feira, 25, o Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, reúne em João Pessoa setenta profissionais de saúde de 15 municípios do Estado.

A partir das 08h30, no Hotel Hardman, na Praia de Manaíra, eles vão participar de uma capacitação para abordagem e tratamento do fumante na rede SUS. A gerente do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SES, Lourdes de Fátima Sousa, explica que o objetivo do treinamento é deixar esses profissionais capacitados para atender as pessoas que desejam deixar de fumar.

A Paraíba tem, de acordo com estimativas, cerca de 750 mil fumantes, mas Lourdes de Fátima explicou que além dessas capacitações que vão atingir todos os municípios paraibanos, a Secretaria de Saúde tem realizado campanhas para alertar a população sobre os malefícios do fumo e devido a esse trabalho de conscientização o percentual de fumantes apresenta redução.

O excelente trabalho de combate e prevenção ao tabagismo realizado pelo Governo do Estado, por meio de sua Secretaria da Saúde, da Agência Estadual de Vigilância Sanitária, Agevisa, Núcleo de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Vigilância Sanitária do Município de João Pessoa, fez com que a Paraíba fosse convidada a representar o Brasil num Workshop que aconteceu no mês de agosto desse ano na cidade de Genebra, na Suíça.

O convite para que o Estado participasse desse evento de cunho internacional e que reuniu autoridades de saúde mundial ligadas ao assunto, partiu do Instituto Nacional do Câncer, Inca, que destacou em sua justificativa o excelente trabalho realizado pelo Governo no Estado em campanhas de combate e prevenção ao Tabaco.

Na Suíça, a Paraíba foi representada pela gerente operacional do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Lourdes de Fátima Sousa. No workshop, que enfocou o controle da educação pública em Campanhas da Organização Mundial de Saúde, OMS, Lourdes de Fátima falou sobre os avanços no controle do Tabagismo na Paraíba na promoção de ambientes livres do Tabaco.

“Entre os objetivos, esse workshop foi uma troca de experiência para o desenvolvimento de ações que visem o controle e a prevenção do tabaco em todo o Mundo”, comentou Lourdes de Fátima Sousa.
Autor: Paraíba.com.br
OBID Fonte: Paraíba.com.br