Ministro brasileiro assume conselho da OMS nas Américas

Brasília – José Gomes Temporão, ministro da Saúde, assumiu ontem o posto de presidente do Conselho Diretor da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas. Temporão é o primeiro ministro brasileiro a assumir o cargo desde 1965.

O ministro foi eleito anteontem pelo Conselho, que se reúne até sexta-feira em Washington, nos Estados Unidos. Ao assumir o posto, Temporão falou do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 20 anos. Antes de Temporão, Raymundo de Britto, ministro da Saúde do governo Castello Branco (1964 a 1967), havia presidido o 16º Conselho Diretor da Opas.

O Conselho Diretor ocupa o segundo lugar na hierarquia da Opas, abaixo apenas da Conferência Sanitária Pan-Americana. Na pauta da reunião deste ano, constam questões de saúde pública que estão em pauta na gestão de Temporão, como controle do tabagismo, diabetes e obesidade, atenção primária à saúde neonatal, entre outros.

Em seu discurso, Temporão destacou a importância da discussão sobre a aprovação da resolução regional sobre propriedade intelectual. O ponto de partida deste documento será uma resolução aprovada em Genebra, na última Assembléia Mundial de Saúde, que reconhece os efeitos negativos dos direitos de propriedade intelectual sobre o acesso aos medicamentos. Sobre este assunto, está prevista também uma reunião em Brasília, entre os dias 4 e 6 de novembro, com representantes da América Latina e Caribe, além de Tailândia, Índia, África do Sul e Quênia.
Autor: Editoria Brasil
OBID Fonte: O Tempo – MG