Saúde investe R$ 1,5 mi em pesquisa sobre tabaco

O Ministério da Saúde investirá R$ 1,5 milhão na realização de pesquisas sobre a saúde da população e o comportamento do brasileiro diante do tabagismo.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o trabalho será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, simultaneamente, conduzirá a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

As perguntas relacionadas à saúde estarão anexadas ao questionário que será preenchido por meio de entrevistas realizadas com moradores de 150 mil residências em todo o país.

Um terço dos domicílios da amostra, aproximadamente 50 mil, responderá à Pesquisa Especial de Tabagismo (Petab), realizada em outros 15 países. Na Petab, o tema tabagismo será aprofundado por meio de 91 perguntas dirigidas ao fumante diário, ao fumante ocasional e ao ex-fumante sobre os produtos do tabaco que emitem fumaça (cigarro, charuto, cigarrilha) e aqueles que não emitem fumaça (rapé, fumo de mascar etc).

O hábito de fumar, as tentativas e os métodos para cessar o vício, o fumante passivo, a exposição à mídia relacionada ao tabaco também serão abordados.
Autor: Seção Política
OBID Fonte: Saúde Business Web