Apenas 3 cidades do TO têm conselho

Dos 139 municípios tocantinenses, apenas Palmas, Lajeado e Ponte Alta do Tocantins possuem Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas.

Visando aumentar o número de conselhos, além de conscientizar os gestores municipais para a importância da realização de ações de combate às drogas, foi realizado na manhã de ontem, no auditório do Palácio do Araguaia, em Palmas, um evento promovido pelo Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, que contou com a presença do governador Marcelo Miranda.

Na ocasião, o Secretário Nacional de Políticas Sobre Drogas e representante do Conselho Nacional Antidrogas do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Paulo Roberto Yog de Miranda Uchôa, ministrou palestra e ressaltou a importância da adesão dos municípios na criação de conselhos. “O município é a peça mais importante na engrenagem do combate às drogas”, disse.

O encontro reuniu além da comunidade em geral, representantes de instituições ligadas ao combate de drogas e cerca de 40 prefeitos. Além de instalar os conselhos, cabe aos municípios garantir o funcionamento efetivo da instituição. Essa questão foi apontada na ocasião pelo secretário estadual de Cidadania e Justiça, Télio Ayres. “É preciso que os gestores assumam a responsabilidade dos conselhos e os façam funcionar efetivamente”.

De acordo com Marcelo Miranda, a criação do conselho deve ser encarada pelos gestores como um investimento. “O governo sozinho não consegue erradicar esse problema”. Representando o Conselho Nacional Antidrogas, a vice-presidente da Fazenda da Esperança, Fátima Roriz, parabenizou os municípios que já possuem conselho e apontou o amor e a vontade como essenciais para o bom andamento das ações voltadas ao combate às drogas. “O amor é o segredo para não cair nas drogas”, enfatizou, completando que o amor é também o segredo para sair das drogas, aqueles que caíram.

O evento foi encerrado com uma palestra de Uchôa.
Autor: Maria Letícia Ferreira
OBID Fonte: Jornal de Tocantins – TO