Dia Mundial Contra Fumo foi marcado por palestras

As comemorações do Dia Municipal Contra Fumo em Ambientes Fechados, em Patos, foram marcadas por palestras e debates sobre o tabaco, para estudantes de escolas públicas e privadas. A programação foi desenvolvida na última sexta-feira, no auditório da Câmara Municipal de Patos.

Por ter sido o primeiro município brasileiro a instituir a lei contra o fumo em ambiente fechados, Patos serve de exemplo para os demais da região, segundo Jorge Alberto Molina, diretor da Agevisa, que proferiu palestra enfocando o tema: Tabagismo: Glamour e morte.

“Esse tipo de campanha contra o uso do tabaco, que prioriza os jovens, tem sido bastante importante no tocante a educação, a fim de proteger a saúde dessas e das futuras gerações”, comentou Molina.
Acrescentou que ao longo do tempo, com a participação ativa e integrada da sociedade, as pessoas terão consciências dos efeitos maléficos do cigarro.

Molina disse que o tabagismo é uma doença transmitida pela propaganda, sendo preciso trabalhar todas as formas de combate, principalmente via educação, levando informações precisas sobre o cigarro à juventude. “O cigarro é uma máquina preparada para provocar dependência, por isso são necessárias campanhas de conscientização, em especial com o público jovem”, enfatizou.

André Luiz, representante do Ministério da Saúde, que falou dos Desafios da Regulação do Tabaco, comentou que a Anvisa tem trabalhado muito para conhecer bem o produto, o cigarro, que é altamente complexo e que mata de várias formas. Segundo, tentar impedir o acesso de crianças e adolescentes a esse produto, e terceiro, oferecer tratamento para quem deseja parar de fumar.

Ele aponta dois problemas que dificultam a aplicação da lei que proíbe a venda de cigarros para menores. Um de ordem estrutural de governo, que não consegue chegar a todos os lugares para fiscalizar, e o outro de cidadania, cabendo a cada pessoa ao presenciar essa venda irregular, denunciar aos órgãos competentes.
Autor: Editoria Cidades
OBID Fonte: Correio da Paraíba – PB