Ceilândia terá Centro de Atendimento Psicossocial

Um prédio, localizado na EQNP 28 de Ceilândia, foi cedido pela Administração Regional da cidade para a instalação do Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD). O local ainda passará por reformas e a instalação deve acontecer no início de 2009. A previsão para o próximo ano é de que pelo menos mais dois Caps sejam instalados na cidade.

O Caps-AD é um serviço especializado em saúde mental que atende pessoas com problemas decorrentes do uso ou abuso de álcool e outras drogas e que tem como princípio a reinserção social. Realiza ações de assistência (medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar), de prevenção e capacitação de profissionais para lidar com os dependentes.

Polêmica. A instalação de um Caps na cidade foi motivo de protestos. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios realizou, em outubro, uma audiência pública conjunta com a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa do DF para debater a implementação do centro em Ceilândia. Em novembro, moradores da Ceilândia realizaram um ato público com o objetivo de pedir a abertura imediata da unidade de atendimento a pessoas com transtornos mentais e dependentes de álcool e drogas.
Autor: Correio Braziliense
OBID Fonte: Jornal do Commercio-RJ