Dicas: Saúde do Coração

O coração é o músculo mais importante do corpo. A cada batida ele fornece alimento e oxigênio às células. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável, e seu coração precisa de exercícios para mantê-lo em forma. Caminhar é um dos melhores modos de manter-se em forma.

Vantagens da caminhada:

apenas trinta minutos de caminhada diariamente ajudam a:

– prevenir ataques e problemas do coração;

– controlar a pressão arterial;

– reduzir os níveis de colesterol;

– tonificar os músculos e fortalecer os ossos;

– aumentar os níveis de energia e tirar o máximo proveito de sua vida;

– controlar o peso, melhorar o sono;

– aumentar seu bem estar físico e mental.

Criar o hábito de caminhar:

– começar devagar, apreciar o que está a sua volta e, gradualmente, estabelecer meia hora de caminhada por dia;

– usar sapatos e roupas confortáveis;

– beber um copo de água antes e depois de caminhar;

– evitar caminhadas longas após as refeições;

– dar passos moderados no início e no final da caminhada;

– caminhar com outras pessoas pode ser muito mais agradável que caminhar sozinho;

Atenção:

Se você já teve problemas de coração ou qualquer outra doença grave, sentiu dores no peito, tontura ou náusea ao caminhar, procure seu médico!

Mudando hábitos:

– se você utiliza transporte público, desça um ponto antes e faça o restante do trajeto a pé;

– se você dirige até o trabalho, caminhe por 15 minutos antes de entrar no carro. Você também pode estacionar a um ou dois quarteirões de distância do seu local de trabalho e caminhar;

– quando usar o elevador, desça dois andares antes e use as escadas, ou então nem o utilize!

Os 10 mandamentos do coração saudável:

• Evite fumar;

• Diga não à obesidade;

• Faça exercícios regularmente;

• Controle a pressão arterial;

• Escolha bem os alimentos;

• Controle o colesterol;

• Reduza o stress do dia a dia;

• Saiba se é diabético;

• Não descuide do lazer;

• Consulte seu médico periodicamente!

Fonte: Ministério da Saúde www.saude.gov.br