Estudo mede riscos de quem fuma até 4 cigarros por dia

Quais são os riscos de quem fuma apenas 1 a 4 cigarros por dia?

Esta pergunta pode ser respondida após a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores de Oslo (Noruega). O objetivo dos autores do estudo foi determinar o risco de morte por doenças relacionada ao tabagismo, em homens e mulheres que fumavam apenas 1 a 4 cigarros por dia.

Cerca de 23.521 homens e 19.201 mulheres, com idade 35 a 49 anos, foram acompanhados durante os anos 70 até o final do estudo, concluído no ano de 2002. A influência de outros fatores, relacionados ao risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo, foram excluídos durante a análise estatística dos resultados do estudo.

Os resultados do estudo demonstraram que em fumantes de 1 a 4 cigarros por dia, comparados com indivíduos do grupo controle (não-fumantes) , o risco de morte por doença arterial coronariana era 2.7 vezes maior em homens e 2.9 vezes maior em mulheres. O risco de morte por câncer de pulmão era 2.7 e 5.0 vezes maior em homens e mulheres, respectivamente. O risco de morte por qualquer outra causa, era 1.5 e 1.4 vezes, maior em homens e mulheres, respectivamente.

Os autores do estudo concluem que em ambos os sexos, fumar apenas 1 a 4 cigarros por dia, associa-se a um aumento significativo do risco de morte por doença arterial coronariana, câncer de pulmão, bem como, morte por outras causas. Esse grupo de fumantes “leves”, deverá ser conscientizado e encorajado a largar o vício de fumar.

Fonte: Tobacco Control.
Autor: Tobacco Control
OBID Fonte: Site do UOL