Co-ocorrência de transtornos alimentares e transtornos relacionados ao consumo de álcool: uma meta-análise

As desordens alimentares afetam especialmente a população feminina e são uma causa de preocupação nos serviços públicos de atendimento médico. Dentre elas, destaca-se a ocorrência da anorexia e bulimia nervosa, esta última com um forte componente de impulsividade. Comumente associada a essas desordens, estão os transtornos relacionados ao consumo de álcool, especialmente a dependência a álcool.

Foi pensando nisso que o presente estudo avaliou a extensão e as características dessa associação através de uma revisão de artigos científicos sobre o tema, publicados no período entre 1985 e 2006. Assim, no total, foram selecionados 41 estudos, em sua maioria sobre a realidade norte-americana, de tal forma a contemplar a análise dos hábitos alimentares e comorbidades psiquiátricas de uma amostra de 101.081 mulheres.

Conforme os autores, dentre esses estudos, apenas quatro sugeriram a inexistência de tal associação, já os demais estenderam sua existência a todas as desordens alimentares, com exceção da Anorexia Nervosa (NA). Entre elas, a associação dos distúrbios do consumo de álcool com o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (BED) foi a mais consistente. Já quanto à força da associação, foi maior para a ocorrência de Bulimia Nervosa (BN), imediatamente seguida pelos comportamentos purgativos (purging), transtornos alimentares não especificados (EDNOS) e Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica (BED). Ainda conforme os autores, as associações encontradas foram mais divergentes e de menor força entre os pacientes recrutados de clínicas médicas e de maior força e homogeneidade entre os participantes de populações de estudantes.

Finalmente, frente a tais resultados, os autores comentaram sobre a necessidade do conhecimento das comorbidades psiquiátricas comumente associadas às desordens alimentares (especialmente sobre o consumo de álcool, sugerindo a realização de um “screening” à detecção de seu padrão de consumo no primeiro atendimento), de tal forma a determinar a melhor abordagem para o tratamento da desordem alimentar vigente.

Título: Co-occurrence of eating disorders and alcohol use disorders in women: a meta-analysis

Autores: T Gadalla, N Piran

Fonte: Arch Womens Ment Health, 10: 133-40, 2007.

IF.: 1,912
Fonte:CISA – Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool