João Pessoa dispõe de serviço gratuito que ajuda pessoas a deixarem de fumar

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das Gerências de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, participará do Dia Estadual de Combate ao Tabagismo, que ocorre a partir das 8h do próximo domingo (15), no Busto de Tamandaré. A SMS conscientizará a população sobre o serviço disponibilizado pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para ajudar as pessoas a largarem o vício do cigarro.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, Julia Vaz, desde 2006 a SMS tem o Programa de Controle de Tabagismo. “Entre 2006 e 2008 nós atendemos 425 pessoas; dessas, 28,5% abandonaram o vício, 44% concluíram o tratamento de um ano, mas não deixaram de fumar e 27,5% esqueceram o tratamento”, disse.

Ela informou que o número de pessoas que deixaram de fumar é considerado grande, tendo em vista a dificuldade que existe. “Nós proporcionamos a estas pessoas um atendimento multiprofissional, com médico, psicólogo, enfermeiro. Quem quiser essa ajuda, poderá procurar os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, Mangabeira e Cristo e Centro de Saúde de Mandacaru”, esclareceu.

Outra vitória na luta contra o tabagismo é conseguir que os ambientes estejam livres do tabaco. “Nós estamos conseguindo cumprir a Lei Federal 294/96, que proíbe o fumar em locais fechados. No domingo estaremos fazendo panfletagem e esclarecendo sobre o tratamento, em um evento que será em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde”, disse.

Tratamento – As pessoas que quiserem participar dos grupos de tratamento devem procurar os CAIS ou Centro de Saúde mais próximos de suas casas.
Autor: Editoria Cidades
OBID Fonte: O Norte