Cigarro causa outras doenças além do câncer de pulmão, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada com com 800 pacientes do Hospital do Câncer A.C. Camargo, localizado no centro de São Paulo, reforça a hipótese de que o cigarro causa outras doenças além do câncer de pulmão, informa a coluna de Mônica Bergamo, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Segundo a coluna, 80% dos pacientes que tinham tumor na bexiga, por exemplo, eram fumantes; 85% dos que se tratavam de câncer na boca, laringe e faringe também mantinham o vício. Nos casos de pulmão, a taxa registrada foi de 95%.

Coordenada por Luiz Paulo Kowalski, diretor da área de cabeça e pescoço do hospital, a pesquisa revela também que, entre os doentes que continuam fumando, a taxa de reincidência da doença é o dobro da verificada entre os que abandonam o cigarro.

Lei antifumo

A chamada lei antifumo, aprovada terça-feira (7) pela Assembleia Legislativa de São Paulo –com 69 votos a favor e 18 contra–, bane o uso de cigarro e derivados de tabaco em ambientes de uso coletivos –públicos e privados– em todo o Estado.

Entre os locais com restrição ao fumo estão bares, boates, restaurantes, hotéis, escolas, museus, pousadas, áreas comuns de condomínios, casas de show, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, ginásios esportivos e estádios, todas as repartições públicas, hospitais e até carros de polícia e táxis.
Autor: Seção Últimas Notícias
OBID Fonte: Site UOL