Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas leva orientações ao norte e litoral do Paraná

Os encontros com a comunidade promovidos pelo Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas em bairros de Curitiba, para orientar a população sobre prevenção às drogas e combate à violência, estão alcançando outras regiões do Paraná. O secretário do Conselho, Fernando Francheschini, fez palestras em municípios da Região Metropolitana, do Norte do Estado e do Litoral paranaense.

Nos encontros, moradores, lideranças comunitárias, comerciantes, servidores municipais, políticos, entre outros representantes da sociedade, conheceram os programas do Conselho e receberam orientações sobre a contribuição da população para a redução dos índices de criminalidade, fortalecimento da cidade e melhoria da qualidade de vida.

O Conselho também vem promovendo ações educativas em Curitiba, em parcerias com outras secretarias municipais. Mais de 200 pessoas passaram pela barraca da Antidrogas montada na praça Osório, no Centro, durante a programação da Semana Jovem, evento organizado por dez secretarias municipais que desenvolvem programas voltados para a juventude.

Crianças, adolescentes e adultos que passaram pela barraca conheceram os programas e participaram de jogos e atividades de prevenção e esclarecimento sobre o uso de drogas. O que mais atraiu os visitantes foram os cães farejadores que auxiliam na localização de entorpecentes.

Para o secretário, Fernando Francischini, o trabalho realizado em praça pública aproxima ainda mais a população dos programas desenvolvidos pela secretaria. “Ser cidadão é participar da vida em sociedade”, disse. “A curiosidade é que leva os jovens às drogas. Preparar a população para enfrentar esse mal que, atualmente, insiste em atacar todos os segmentos da nossa sociedade é um grande passo para diminuirmos os índices de criminalidade”.
Autor: Seção Cidades
OBID Fonte: Paraná Online