Inaugurado Centro de Atenção Psicossocial para usuários de drogas e álcool

Foi inaugurado ontem, pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), no bairro São Francisco, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS ad), primeira unidade deste segmento estabelecida pela gestão João Castelo.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas objetiva a assistência social, a prevenção e, principalmente, a reinserção social. A unidade trabalhará com articulação intersetorial, explicou a coordenadora da Saúde Mental da Semus e do CAPS, Lisieux Carvalho Campos. “Trabalharemos em conjunto com a educação, Justiça, segurança, ação social e trabalho. Entender a problemática desses pacientes é de extrema importância para o início do tratamento”, disse.

O funcionamento será de segunda-feira a sexta-feira, no horário das 8h às 16h, oferecendo tratamento gratuito às pessoas com transtornos psicológicos e dependência de substâncias psicoativas. De acordo com a coordenadora do CAPS ad, Lisieux Carvalho Campos, 75% da população sofre com a dependência das drogas e do álcool. Destes, 12% desenvolvem problemas psíquicos decorrentes da dependência. A equipe multiprofissional da unidade será formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicopedagogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e artesãos. “Sabemos que existe um alto índice de pessoas que necessitam desse tipo de tratamento para serem reinseridos na sociedade. O trabalho que realizaremos em equipe, consistindo na parte medicamentosa e na terapêutica possibilitará essa reinserção”, destacou o psiquiatra, dr. Oliveira.

Para a secretária adjunta das Ações de Saúde em exercício, Iêda Vanderlei, o CAPS ad representa uma mudança no atendimento de pacientes com problemas psicológicos e dependência de substâncias psicoativas. “O Centro vem a preencher uma lacuna assistencial que existia em São Luís, sobretudo porque também atenderá o indivíduo em seu momento de inserção no sentido de prevenção e informação”, frisou Iêda Vanderlei.

O prefeito de São Luís, João Castelo, se fez presente na inauguração do CAPS e aproveitou a solenidade para afirmar que o Centro é apenas a 1ª inauguração das muitas que ele fará no setor de saúde. “Saúde e educação serão prioridades durante minha gestão. São Luís merecia um Centro como este, pois a prevenção é fundamental, e nossa cidade não tinha nada nesta área. Tenho certeza de que o CAPS ad prestará um eficiente trabalho para população”, enfatizou João Castelo.
Autor: Editoria Cidade
OBID Fonte: O Estado do Maranhão