fbpx

Acidentes de trânsito têm queda de quase 40% no Rio de Janeiro, diz governo

A Operação Lei Seca registrou uma redução de 36,2% no número de acidentes de trânsito no Rio durante o mês de maio. De acordo com a assessoria do governo do estado do Rio, foram comparados os números de maio deste ano com o mesmo período do ano passado. Desde março, quando iniciou a operação, essa foi a maior redução já registrada.

Em 2008, 2.500 pessoas morreram em acidentes de trânsito e 30 mil ficaram feridas no estado, segundo o governo.
A campanha da Lei Seca tem como objetivo combater a mistura de bebida alcoólica com direção de veículos.

Fiscais do Governo fazem blitzes em diversos pontos, principalmente nas vias com maior número de acidentes, como a Avenida Brasil e a das Américas. Segundo a assessoria do Governo, as duas registram altos índices de colisões e atropelamentos. Os motoristas abordados pelos fiscais passam pelo teste do etilômetro, aparelho que mede o teor de bebida alcoólica no sangue.

Em paralelo, cadeirantes vítimas de acidentes de carro, estudantes de Medicina e fiscais da Secretaria de Estado de Governo fazem panfletagem sobre o perigo da mistura de direção e álcool em bares, boates e restaurantes. As ações acontecem em diversos pontos do Rio, da Região Metropolitana e da Baixada Fluminense.

Diminuição gradativa

Os dados do Governo mostram que a diminuição no número de acidentes é gradativa. De 1 a 30 de abril, a redução foi de 23,6%. De 19 de março a 19 de abril, ficou em 19%.

“Essa redução mostra que o trabalho está superando todas as expectativas. A população está se conscientizando de que a mistura de álcool e direção não combina com a preservação da vida e está aderindo à campanha”, disse o subsecretário de Estado de Governo e coordenador-geral da operação, Carlos Alberto Lopes.
Autor: Seção Notícias
OBID Fonte: Site G1