Centro IAPI abre atendimento para dependentes químicos

O atendimento a dependentes químicos está sendo ampliado na Capital. A Secretaria Municipal da Saúde inaugura, nesta segunda-feira, no Centro de Saúde IAPI, o plantão de emergência em saúde mental e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad). Os dois novos serviços, abertos em parceria com o Hospital Mãe de Deus, irão funcionar na rua Valentim Vicentini.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Eliseu Santos, a nova emergência psiquiátrica irá funcionar 24 horas, desafogando os atendimentos da emergência localizada na Vila Cruzeiro. “Estaremos dando condições de primeiro mundo aos pacientes”, disse. O CAPSad atenderá mediante ao encaminhamento dos postos de saúde.

O pronto-atendimento tem 14 leitos de observação para permanência de até 72 horas e um leito de isolamento de observação de pacientes agudos. A desintoxicação em nível ambulatorial também será oferecida no CAPSad, que tem dois leitos. No local, uma equipe formada por psicólogo, psiquiatra, clínico geral, assistente social, enfermeiro, terapeuta ocupacional e auxiliares de enfermagem atenderá pacientes e familiares. De acordo com Santos, mais um serviço de atendimento a dependentes químicos deverá ser inaugurado em 20 dias.

* Título alterado pelo portal OBID
Autor: Carla Ruas
OBID Fonte: Correio do Povo