SENAD abre inscrições para curso de educadores

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), do Gabinete de Segurança Institucional, da Presidência da República e o Ministério da Educação (MEC) informam que estão abertas até 06 de julho as pré-inscrições para o Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas – Edição 2009.

O objetivo do curso é formar educadores capazes de desenvolver programas de prevenção do uso de drogas, detectar comportamentos de risco na escola, abordar adequadamente crianças e adolescentes, e encaminhar alunos e familiares para a rede de serviços existente no município.

O curso trabalha na modalidade de educação à distância e tem carga horária de 120 horas, duração de quatro meses e certificado de extensão universitária expedido pela UnB. Para obter o certificado, os educadores precisam apresentar um projeto de prevenção para aplicar na escola, além de fazer as tarefas do curso. Os participantes receberão materiais didáticos individuais – um livro e um DVD – que os promotores do curso encaminharão para o endereço da escola onde o educador trabalha.

Público-alvo: Professores, coordenadores e diretores de escolas públicas dos anos finais (6º ao 9º ano) ou séries finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental e do ensino médio;

Objetivo: Capacitar educadores de escolas públicas para o desenvolvimento de programas de prevenção do uso de drogas e outros comportamentos de risco no contexto escolar.

Carga Horária: 120 horas

Modalidade: Educação a distância

Duração: 04 meses

Certificação: Certificado de extensão Universitária emitido pela Universidade de Brasília (UnB).

Critérios de Inscrição:

I) A escola deverá contar com acesso à internet;
II) Participação de 05 (cinco) cursistas por escola, entre professores, coordenadores e/ou diretores.

Para a confirmação das inscrições serão observados: atendimento aos critérios I, II, a ordem das inscrições, proporcionalidade por estado/região do Brasil e o equilíbrio entre as vagas destinadas ao ensino fundamental e ao ensino médio, bem como escolas/municípios que desenvolvem ações de prevenção e de promoção da saúde.

A certificação de Extensão Universitária dependerá da apresentação do projeto final de prevenção, específico para a realidade da escola, elaborado em conjunto pelos 05 (cinco) participantes do Curso.

Período de Pré -Inscrição:
22/06 a 06/07/2009

Maiores Informações:
Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília (CEAD – UnB)
Tel: (61) 3349-6007

Site do Curso: http://www.prevencao.mec.senad.gov.br/
Autor: SENAD
OBID Fonte: SENAD