No mundo, 100 mil jovens começam a fumar por dia

A cada dia pelo menos 100 mil jovens começam a fumar no mundo. A iniciação ao tabagismo atinge a faixa etária dos 15 anos. Dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) apontam que o cigarro mata cerca de 13 mil pessoas por ano no Estado, 200 mil no país. Porto Alegre é a segunda capital em número de fumantes adultos (com mais de 18 anos).

Para reverter esse quadro, SES e Instituto Nacional do Câncer (Inca) debatem, desde ontem, o Plano Estadual para Controle do Tabaco, promovendo a integração com áreas técnicas da secretaria e agentes que atuam no Sistema Único de Saúde. As discussões seguem até amanhã.

Segundo a técnica da Divisão de Controle do Tabagismo do Inca, Cleide Carvalho, o fumo é fator de risco para o desenvolvimento de muitos cânceres e é responsável por potencializar cânceres como o de esôfago, o de laringe e o de colo do útero, além de doenças cardiovasculares e pulmonares.

O Plano Estadual contra o tabaco deverá traçar ações para 2010 e 2011 e terá como foco o trabalho de prevenção à iniciação a dependência, implementação de ambientes livres de fumo, além de ações para que os fumantes abandonem o cigarro. A ideia é que o plano se desenvolva em todas as regiões do país.
Autor: Editoria Geral
OBID Fonte: Correio do Povo