Especialistas debatem dependência química e drogas

Segs Portal Nacional – Danilo Maeda
Aproximadamente 4% dos adultos no mundo fumam maconha, destaca artigo publicado na revista médica britânica The Lancet. 57 pessoas morrem por dia no Brasil devido a doenças associadas ao alcoolismo, informa o Ministério da Saúde. O consumo de cocaína no país quase dobrou em três anos, segundo relatório do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crime (Unodc).
Para debater a dependência química como problema social e de saúde pública, a Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead) realizará, de 21 a 24 de agosto, seu 20º Congresso Brasileiro, em Bento Gonçalves/RS. Alcoolismo, tabagismo, maconha, cocaína, crack e drogas sintéticas serão os temas debati dos no encontro, com abordagens que vão desde os novos modelos de tratamento até as políticas públicas sobre drogas, passando também pela prevenção e educação.

O encontro, que é voltado para psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, e outros profissionais que trabalham na área de dependência química, oferecerá atividades científicas como cursos, mesas-redondas, conferências, fóruns e palestras. O objetivo é abrir espaço para discussões sobre tratamentos e novidades na área, além de apresentações de estudos e pesquisas científicas sobre álcool, tabaco e outras drogas.Participações internacionais
O evento terá a participação do ex-presidente da Associação Psiquiátrica Canadense, Nady El-Guebaly, que também é professor da Divisão de Dependência Química da Universidade de Calgary (Canadá). “Vou apresentar uma revisão sobre as principais tentativas de avaliar os resultados de tratamento para transtornos mentais por uso de substâncias. Também farei uma síntese das leis e determinações de saúde nas atuais políticas ocidentais sobre a maconha”, adiantou Guebaly. Também estará no evento o professor de Ciências da Saúde e diretor da Escola de Profissões de Saúde da Universidade do Texas (EUA), o psiquiatra brasileiro Raul Caetano.
ServiçoXX Congresso Brasileiro da Abead
Data: 21 a 24 de outubro
Local: Fundaparque (Parque de Eventos e Desenvolvimento de Bento Gonçalves)
Endereço: Rua Alameda Fenavinho, 481 – 95700-000 – Bento Gonçalves – RS
FONTE: UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas