fbpx

Uma sessão de narguilé = 100 cigarros, diz estudo

SP proíbe venda a menores

Uma única sessão de narguilé equivale a fumar 100 cigarros. Com base neste estudo da Universidade de Brasília (UnB), o governo de São Paulo acaba de proibir a venda do cachimbo d´água – no qual o tabaco é misturado a essências aromáticas – para menores de 18 anos.

A nova lei, publicada no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, servirá para “assegurar proteção a crianças e adolescentes em relação a produtos fumígenos”, assinalou o governador José Serra (PSDB) ao aprovar o projeto. A fiscalização, segundo a Secretaria da Justiça, fica a cargo do Procon e da Vigilância Sanitária.

Quem desrespeitar a lei estará sujeito a penas como apreensão e inutilização do produto, suspensão temporária ou até cassação da licença de atividade.

A quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas tanto por meio de um cigarro quanto do narguilé é a mesma, afirma a pesquisa da UnB. O cachimbo d´água tem concentrações de nicotina que giram em torno de 4%, enquanto o cigarro tem em média 2% da substância. Em São Paulo, a estimativa é a de que 20% dos usuários sejam menores de idade.

(Com Agência Estado)
FONTE: UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas