Unidade dá “kit fissura” para reduzir ansiedade de quem quer largar cigarro

“kit fissura”, que é composto por fibras naturais, damasco, uva-passa, cravo, canela e casca de laranja

O Cratod (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas), ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, está distribuindo um “kit fissura” para pacientes dependentes de cigarros atendidos no serviço. O kit tem fibras naturais, damasco seco, uva-passa, casca de laranja, dentes de cravo e pau de canela, entregues gratuitamente.

Segundo Luizemir Lago, coordenadora do Cratod, o kit foi inventado por nutricionistas para amenizar a ansiedade dos pacientes, especialmente na primeira semana de tratamento.
Lago explica que o cigarro diminui o apetite e altera o paladar. “Sem o tabaco, os pacientes voltam a sentir o sabor dos alimentos e começam a “beliscar” chocolates e balas, o que pode levar ao aumento de peso”, diz.
“Não é um tratamento, é uma estratégia para satisfazer a necessidade de mastigar algum alimento com sabor adocicado, mas que não engorde”, explica.
Segundo Lago, quando o paciente mastiga esses alimentos, ele muda o foco do cérebro, que ainda sente falta do cigarro. A ideia é que o kit seja consumido junto com a medicação.
O Cratod atende 200 pacientes, divididos em cinco grupos de 40 pessoas. O tratamento dura um ano. Após um mês, a abstinência do cigarro é de 47,5%.
Autor:Fernanda Bassette – da Reportagem local – Folha de São Paulo
Fonte: UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas