Jovens começam a fumar e beber aos 7 anos

Crianças ingressam no mundo das drogas a partir dos 7 anos de idade ao provar cigarro e álcool. Segundo uma pesquisa do Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), 40% dos jovens dependentes atendidos começaram a usar drogas entre os 7 e os 11 anos. Drogas legais, como tabaco e álcool, são as primeiras a serem experimentadas pelos adolescentes.

A pesquisa foi feita com 112 jovens de 12 a 18 anos atendidos no Cratod. Cerca de 63% desses adolescentes são da Fundação Casa. De acordo com Wagner Abril Souto, autor da pesquisa e coordenador do Programa de Adolescentes do Cratod, 40% dos pais dos adolescentes ouvidos são alcoólatras. “As crianças começam a usar as drogas lícitas porque vão comprar cigarros ou bebida aos pais e têm acesso facilitado em casa.”

O superintendente de saúde da Fundação Casa, Décio Pirrone, explica que o número de adolescentes dependentes de drogas é pequeno, mas o primeiro contato com as substâncias é anterior à internação nas unidades. “Grande parte dos adolescentes começam com o cigarro e a maconha”, conta. Segundo pesquisa da Fundação Casa feita em 2006, 79% dos adolescentes usaram maconha pelo menos uma vez.

Para Souto, além do acesso facilitado às substâncias lícitas, uma posição confusa dos pais com relação ao uso de drogas também influencia o uso precoce de substâncias. “É preciso ter regras claras sobre o uso dessas substâncias. As crianças aprendem pelo exemplo que têm em casa.” Também segundo ele, quanto mais cedo a criança começar a usar drogas, maior a chance de se tornar um dependente na vida adulta.
Fonte:Jornal da Tarde – SP / ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)