“Táxi amigão” dá desconto em SP por causa da Lei Seca

Como mais um incentivo para evitar mortes no trânsito por embriaguez ao volante, começa a rodar a partir desta sexta-feira (4) na cidade de São Paulo o “táxi amigão”. Chamada “Programa Táxi Amigão – Amigo da Lei Seca”, a iniciativa é da Prefeitura, que estipulou desconto de 30% na bandeirada nas viagens das 20h00 às 06h00 das sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a medida visa a reforçar as ações da Lei Seca, que prevê punições ao motorista que beber e dirigir, e ainda estimular o uso do transporte público. O “táxi amigão” terá selo especial e luminoso verde.

Entre os benefícios ao taxista, estão a liberação aos sábados, durante todo o dia, de acesso às vagas de estacionamento Zona Azul e a distribuição preferencial de credenciais para trabalho em eventos de grande demanda de táxis, como carnaval e o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Pesquisa

Na nota, a secretaria fala de uma pesquisa do Ibope feita com 805 pessoas em outubro, quando verificaram que 39% dos homens e mulheres ouvidos costumam sair às sextas-feiras e aos sábados à noite. Desse total, quase metade (49%) disse que consome bebida alcoólica e, nesse grupo, 24% afirmaram dirigir em seguida.

Para 56%, a tarifa do táxi é muito cara e, por isso, esse serviço não é procurado por eles. Se o preço fosse mais em conta, 53% das pessoas declararam que passariam a pedir táxis para ir a festas, bares e outros programas noturnos.

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela secretaria, 400 taxistas foram entrevistados e 72% deles disseram aprovar o desconto na tarifa em troca de um pacote de benefícios. Entre os ouvidos, 38% responderam que os moradores da cidade usariam mais o serviço se o preço fosse mais barato.
Fonte:Rede Globo/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)