Detran escala bafômetros para segurança na “virada”

Governo federal liberou 100 bafômetros para uso de agentes de trânsito no Pará. Operação vai cobrir principais balneários.

Para fazer valer a lei seca, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) promete intensificar as ações nos principais balneários do Pará na “virada” de ano, no dia 31. Serão cerca de 370 agentes de trânsito nas estradas e praias para evitar acidentes de trânsito e coibir o consumo de álcool aliado à direção de veículos. Para realizar a fiscalização no Estado, o Detran recebeu do governo federal 100 etilômetros – mais conhecidos como bafômetros – prontos para detectar qualquer quantidade superior a 0,2 decigramas de álcool no sangue dos motoristas.

A lei seca foi implementada em meados de 2008. Neste ano, foram registradas 940 autuações. Entre as penalidades previstas estão multa de até R$ 955 e perda de pontos na carteira de motorista.

O diretor de trânsito do Detran, Ruy Lobato, diz que a lei causou impacto positivo na postura dos condutores. “A mudança de comportamento já era esperada, tanto pelo trabalho de conscientização constante em campanhas na mídia como pela cobrança mais rigorosa”, avaliou. “Nós estamos trabalhando para reduzir os danos decorrentes dos acidentes e a ocorrência deles, mas a responsabilidade de cumprir as leis e zelar pela sua vida e dos outros é do cidadão”, ressaltou Lobato.
Autor: Editoria: ATUALIDADES
OBID Fonte: O Liberal