Chá verde pode proteger o pulmão de fumantes, aponta estudo

De acordo com os pesquisadores, “os antioxidantes (presentes no chá) podem inibir o crescimento tumoral”, e esses efeitos seriam ainda mais fortes entre as pessoas que não são geneticamente suscetíveis ao câncer.

Avaliando os hábitos de 170 pacientes com câncer de pulmão e 340 pessoas saudáveis por cinco anos, os pesquisadores notaram que, de forma geral, fumantes e não-fumantes que não tomavam chá verde tinham mais de cinco vezes maior risco de ter câncer de pulmão, comparados àqueles que tomavam pelo menos uma xícara por dia. Entre os fumantes esse risco era 13 vezes maior entre aqueles que não consumiam a bebida. E os efeitos do chá eram menores para aqueles com os genes associados à doença.

Apesar dos bons resultados do consumo de chá verde pelos fumantes, os especialistas lembram que a melhor forma de prevenir o câncer de pulmão é parando de fumar. Além disso, mais pesquisas são necessárias para confirmação dos resultados, para desvendar a quantidade de chá com potencial de proteção e os mecanismos envolvidos nessa relação.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)