Intoxicações por medicamentos lideram notificações

Em 2009, dos 2.631 registros de intoxicações humanas, notificados pelo Centro de Informação Toxicológica de Goiás – CIT, 877 foram provocadas por medicamentos. Produtos químicos, agrotóxicos, drogas de abuso e alimentos também figuram entre as principais notificações.

Os registros de intoxicações por medicamentos também prevaleceram em 2008. Das 3110 notificações de vítimas humanas, 964 foram por medicamentos, seguidas de 412 intoxicações por agrotóxicos, produtos químicos industriais, com 356 registros, e abuso de drogas, com 259.

Órgão da Secretaria da Saúde, o CIT disponibiliza durante 24 horas informações e orientações sobre intoxicações por medicamentos, agrotóxicos, acidentes por animais peçonhentos, produtos químicos e outros, tudo através do telefone 0800 646-4350. As orientações de conduta são transmitidas aos usuários por 15 profissionais, entre médicos, veterinários, assistentes sociais, biólogos. A maioria com especialização em toxicologia.

Coordenadora do CIT, Dilza Diniz Dias lembra que a maior parte da demanda é de orientações a profissionais de saúde “Repassamos informações sobre o toxicidade dos produtos, o quadro clínico previsto para o caso e condutas de tratamento baseadas em bibliografias padronizadas pela Rede Nacional dos Centros de Informação e Atendimento Toxicológico – Renaciat”, explica, ao acrescentar que é feito o acompanhamento da evolução de todos os casos atendidos.
Autor: Editoria Últimas Notícias
OBID Fonte: O Popular