Conselheiro diz que jovens têm exemplo dentro de casa

O conselheiro tutelar Lucas Verzola disse que vários fatores motivam os adolescentes a consumirem bebidas alcoólicas e drogas. Um deles é o “incentivo” dentro de suas próprias casas. “É difícil justificar o alto consumo entre os jovens, mas percebemos que muitos têm o exemplo na família, com os pais, irmãos e tios usando álcool e drogas dentro de casa. Neste cenário, fica difícil o menor não se envolver porque já vê isso em casa”.

O conselheiro tutelar frisou ainda que a falta de limites influencia no comportamento dos filhos. Lucas acredita que impor regras e dialogar com eles são atitudes essenciais para evitar problemas como o vício. “Os pais deixam os filhos muito soltos e na hora de puxar o freio não dão conta. Já é tarde demais e eles acabam desistindo”.

Sempre que o Conselho Tutelar flagra menores consumindo drogas ou álcool os leva até a delegacia, registra boletim de ocorrência contra o responsável pelo local onde estavam consumindo e aciona os pais ou responsáveis para buscá-los. Depois os menores e familiares são acompanhados pelos conselheiros e pelo Juizado da Infância e Juventude.
Fonte:Comércio da Franca/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)