Cuidado com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Carnaval

Estar atenta à hidratação e manter uma alimentação balanceada é fundamental para garantir energia e disposição durante os quatro dias de carnaval. Segundo o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, da Associação Brasileira de Nutrologia, sucos de frutas naturais e carboidratos complexos, como a mandioca ou a pipoca de milho, são boas indicações para quem precisa manter o pique. “Pães e massas também ajudam o organismo a produzir energia”, afirma. Já os alimentos muito gordurosos, como as frituras, prejudicam a disposição.

Para Werutsky, controlar a ingestão alcoólica é igualmente importante. “Os altos níveis de álcool geram riscos de queda das taxas de glicose do sangue, com tonturas, sudorese e desidratação, podendo levar ao torpor ou até ao coma”, alerta. Além disso, essas bebidas também deprimem o sistema imunológico e facilitam a instalação de doenças infecciosas.

Quando o abuso for “inevitável”, Werutsky aconselha consumir bastante água de coco no dia seguinte. “Ela tem baixo valor calórico e é fonte de nutrientes”, explica o médico nutrólogo. Alimentos ricos em carboidratos e sucos de fruta natural também ajudam a curar a indesejada ressaca pós-carnaval.
Fonte:ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)