“A novela tem o dever de alertar as pessoas”

Um dos conflitos expostos na novela Viver a Vida, da Rede Globo, que mais têm chamado a atenção é o protagonizado por Renata, personagem de Bárbara Paz. Isso porque Renata não é apenas uma alcoólatra. Aspirante a atriz ou modelo, com baixa autoestima, Renata está habituada a substituir a comida pelo álcool.

Veja o que diz a intérprete Bárbara Paz.

Agência RBS: Sua personagem é drunkoréxica. Como tem sido a construção dela?

Bárbara Paz: Nunca tinha ouvido falar na doença. Fui a um psicanalista. Fui a um grupo de ajuda no Hospital das Clínicas e conheci algumas meninas que sofrem disso. E prestei atenção em gente muito próxima de mim, que é muito magra e não se alimenta, por isso, quando bebe fica alteradíssima. Já ouvi muita gente dizer “sou drunkoréxica”, como se fosse bom.

Agência RBS: É como se fosse uma moda?

Bárbara: É sim. Vi vários casos e percebi que o problema está mais próximo da sociedade do que se imagina.

Agência RBS: Você acha que a sua personagem pode ter um papel social de alerta?

Bárbara: Acho que a novela tem um grande dever social de alertar os jovens e as famílias de que isso, que pode ser só uma brincadeira de emagrecimento, pode ser tornar uma doença muito grave. Os efeitos que a falta de comida e o abuso do álcool provocam são seríssimos.

O Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria de São Paulo oferece atendimento ambulatorial multidisciplinar. O supervisor Eduardo Wagner Aratangy alerta que a desnutrição acelera os efeitos lesivos do álcool, levando à morte mais rapidamente.

Transtorno alimentar

“Alcoorexia ou drunkorexia não é um diagnóstico, mas um método inadequado de restrição calórica”

Números

“A maior parte dos pacientes com drunkorexia são mulheres jovens, em geral com outros diagnósticos psiquiátricos associados”

Tratamento

“Deve ser feito por uma equipe, pois é comum haver dependência de outras substâncias, transtornos afetivos ou de personalidade.”
Fonte:Pioneiro/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)