Kit drogas detecta uso de cocaína nos circuitos do Carnaval

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pelo segundo ano consecutivo, utiliza, nos Módulos de Assistência montados nos circuitos do Carnaval, o Kit Drogas. Trata-se de um exame feito nas pessoas que chegam desacordadas aos postos ou que apresentem distúrbios de comportamento. O objetivo é descobrir qual substância psicoativa foi usada pelo paciente para que então seja designado o tratamento correto.

O Kit Drogas não tem fins criminais. “O exame identifica 10 tipos de drogas, entre elas a maconha, antidepressivos, cocaína e anfetaminas”, explica Dr. Ivan Paiva, coordenador geral do SAMU-192.

Resultados – Até sábado (13), os pacientes apresentaram distúrbios de comportamento, como sonolência e agitação. Foram seis atendimentos, sendo dois com resultados positivos para uso de cocaína. Aqueles que os resultados deram negativo apresentaram, no entanto, excesso de álcool no organismo. Esses pacientes foram transferidos para a Unidade do Álcool, localizado na Fonte Nova, que já registrou 19 ocorrências.
Fonte:Jornal da Mídia/ABEAD(Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)